Semana da Pátria: Herança Além da Pele

No mês passado, tivemos uma programação da Semana da Pátria no colégio...
Minha contribuição? Uma poesia é claro! Então, resolvi compartilhá-la com vocês... Espero que gostem...

Herança Além da Pele

Desde o acarajé do negro,
À mandioca dos indígenas,
O costume inteiro muda
Após o dito “Terra à vista”.

Ao que diga suas almas,
Cada estado predomina
Em seus detalhes importam
Da Sampa, do Sul ou Minas.

Adentro as caravelas,
Na expedição que Cabral conduz,
Anunciando a chegada,
À Terra de Santa Cruz

Da tinta vermelha e nobre
Do ouro, da preciosidade,
Nasce nossa amada pátria,
Um Brasil de valorosa raridade.

Nasce seu povo do negro,
Do índio e europeu,
Em pátria de berço esplêndido
O primeiro dos seus nasceu...

Há porém, dito certeiro,
Pertença à nobreza ou plebe,
Deram tais ao brasileiro,
Uma herança além da pele...

8 comentários:

  1. Oi Larissa,

    Adoreiiiii, parabénssss!!!Aproveito para lhe avisar que tem selinho para você no meu Blog. Passa lá!!!
    Uma ótima semana para você.
    Beijos
    Silvia
    http://silviaaraujoartdesign.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia! Vou passar sim! Obrigada... meus selinhos ainda não ficaram prontos, mas quando ficarem, passa aqui pra pegar! Obrigada pelos elogios e pela visita!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Aqui é o meu pais.......me diz me diz...como ser feliz em outro lugar...
    poesia perfeitaaaaaaa.....
    meu Brasil.....

    ResponderExcluir
  4. Que coisinha mais fofinha!! Não tinha vista essa poesia.
    To encantada. Vou ser bem sincera eu amo essa terrinha aqui viu!
    A gente é de terceiro mundo e tal, mas ainda é um país tropical né.
    Parabens pela poesia..
    bjs e mais bjs ..
    Sa

    ResponderExcluir
  5. Brasil Brasileiro...com muitas raças, cores, culturas, desigualdades!!!
    Mas como diz aquela musiquinha nos jogos
    Sou Brasileiro, com muito orgulho, com muito amor
    Desde de pedro alvarez cabral, a gente aprende na escola ne
    Linda poesia!
    essa foi a primeira que eu li ta, mas vou ler as outras
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Dé, esse é nosso país, mesmo que critiquemos, só nós brasileiros sabemos quanto amor temos por essa terra... Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sa, mesmo com terceiro mundo, conseguimos mostrar por todo o planeta o amor que temos por nossa terrinha brasileira, né? Também adoro muito isso aqui, e me certifiquei ainda mais disso depois que escrevi a poesia... Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  8. Juliana, com certeza! O orgulho de ser brasileiro é uma coisa muito difícil de perder, temos que ser patriotas, pois aprendemos tantas coisas ao longo desses anos, que pelo menos para mim, dá vontade de mudar aquilo que não parece muito bom e de melhorar ainda mais o que já é lindo no Brasil... Agradeço muito o elogio! Beijos no coração!

    ResponderExcluir